sábado, 5 de maio de 2012

14ª CAMINHADA

GUINCHO

PERCURSO
Este percurso desenvolve-se ao longo da costa de Cascais. Durante o percurso observa-se fenómenos geológicos raros tais como, lapiás, o sistema dunar do guincho e dunas consolidadas.

A AVENTURA
10 aventureiros iniciaram uma caminhada de 15 km. Como este percurso é circular, começámos a meio da rota oficial, na Guia, por este ponto de encontro ser o ideal. Assim, iniciámos a nossa aventura em cima da plataforma de calcários.

As imagens mostram bem como foi caminhar neste piso tão irregular mas de grande beleza geológica. Uns bons kms mais à frente, eis que chegamos à praia do Guincho. Praia conhecida pelos amantes do surf e windsurf.

Após a passagem, fomos almoçar no pinhal que circunda as redondezas. Como sempre, o convívio entre os participantes é animado. Recupera-se as forças e lá partimos para o restante percurso que passa agora pelas aldeias. Antes, podemos admirar a duna de oitavos.

Mais uma vez, agradecemos a participação. Sem ela, estas caminhadas seriam vazias de risos, gritos, saltos e conversa animada.

A CRÍTICA
Este percurso encontra-se bem sinalizado. Dá para fugir à rota e caminhar pela formação rochosa e voltar sem qualquer problema. Na sua maioria, é plano. Existe apenas uma ligeira subida quando passamos a duna de oitavos até ao parque de campismo. A rota devia contemplar o pinhal junto à praia do Guincho para merendar. Pena que tal não aconteça. A parte do percurso junto à costa é sem dúvida a mais interessante.

KM: c. 15 km
HOMOLOGADO: sim
GRAU DE DIFICULDADE:  1
REQUER MANUTENÇÃO: não

sábado, 11 de fevereiro de 2012

13ª CAMINHADA

LAGOA DE ALBUFEIRA

PERCURSO
Este percurso desenvolve-se principalmente através do cordão dunar que vai ao encontro de uma das mais belas lagoas de Portugal. A Lagoa de Albufeira. Ladeada por densos pinhais e pelo oceano Atlântico, eis que nos convida a um passeio magnífico e muito rico na diversidade de paisagens.

A AVENTURA
12 aventureiros acompanhados pelo um amigo de quatro patas, iniciaram uma caminhada de 16 km. O ponto de encontro foi na praia da Fonte da Telha. Podemos dividir esta caminhada em três partes. Três partes, três paisagens...
A 1ª parte desenvolve-se no lado do sopé das arribas. Caminhámos num extenso areal com o mar à nossa direita e as arribas à esquerda.

Depois do difícil areal, pois requereu-nos um bom esforço físico, chegámos à 2ª parte do nosso percurso. À Lagoa de Albufeira. Dotada de uma beleza pura e curativa, resolvemos parar para carregar energias com um belo almoço entre os participantes. Como é que se consegue resistir à natureza? Ficámos rendidos.... e bem recuperados.

Recuperadas as forças, lá fomos nós caminhar por um denso pinhal. Esta 3ª parte, bem mais refrescante, tornou-se mais fácil. Os últimos km levaram-nos ao ponto de partida. A bela praia da Fonte da Telha.

A todos os participantes que fizeram deste passeio algo especial, muito obrigado. Continuem alegres e sempre bem dispostos.

A CRÍTICA
Este percurso não se encontra homologado. Portanto, não está sinalizado. Usou-se um mapa retirado da carta militar e foi baseado nesse mapa que traçamos o nosso percurso.
Este percurso é na maior parte plano. Tem alguma resistência (areal). É de fácil orientação. Por tudo isto, recomendamos.

KM: c. 16 km
HOMOLOGADO: não
GRAU DE DIFICULDADE: 2
REQUER MANUTENÇÃO: não se aplica

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

12ª CAMINHADA

ROTA DAS QUINTAS - SINTRA / CASCAIS

PERCURSO
Este percurso desenvolve-se em pleno Parque Natural, no âmbito da Rede Natura 2000. Todo ele se situa na encosta sul da serra de Sintra, parte integrante do maciço eruptivo. A riqueza geológica deste maciço permite observar uma grande diversidade de flora e fauna.
Em plena aventura poderás verificar que este percurso é abundante em água e os solos são ricos, apresentando uma paisagem característica rural. Encontrarás também uma variedade cultural e arqueológica. Desde fontes, tanques, aquedutos e azenhas, a moinhos e espaços de recreio com função agrícola.

A AVENTURA
Num total de 7 aventureiros, iniciámos a caminhada na barragem da Mula. Esta decisão deveu-se à facilidade de estacionamento nesta zona. Como o percurso é circular foi possível partir de lá.

Na 1º parte do percurso passamos uma zona de grande beleza cultural, situada num belo espaço de recreio e lazer. Pelo caminho observámos uma variedade de património arqueológico e arquitectónico.
A 2ª parte foi percorrer uma zona rural, em que se situam várias quintas. Aqui o trilho é mais fácil e durante, ouve-se o constante barulho da água a circular nas linhas de água e pequenos ribeiros. É uma zona rica em cor e cheiro.
Foi aqui, depois de passar as quintas e já na Malveira da Serra que decidimos fazer o nosso pic-nic, aproveitando a hora de almoço para confraternização e recuperação. Afinal, era preciso ganhar forças para o que vinha aí!

Por fim, numa 3ª parte, voltamos a entrar na serra, em que o nosso esforço físico é bastante solicitado, pois deparamo-nos com situações de trilhos muito acentuados. É a parte mais difícil e exigente. Contudo, é-nos oferecido durante esta parte do percurso magníficas paisagens.

Terminámos esta caminhada na barragem de onde partimos. A todos os participantes um muito obrigado. A vossa boa disposição tornaram este dia muito especial.

A CRÍTICA
Este percurso encontra-se bem identificado e sinalizado. Contudo, aconselha-se um mapa militar, pois há sempre partes do percurso que convém verificar porque os marcos se encontram escondidos. Notou-se que este percurso tem uma manutenção actualizada, embora nos últimos 5 km a dispersidade dos marcos possam levar-nos para outros percursos existentes na mesma área.
Por tudo isto, o tapa a boca club recomenda vivamente este percurso.